Sabem porque é importante a prática de pilates pré e pós-parto?

Nas aulas de pilates são realizados exercícios que pretendem ajudar as mulheres a preparar o parto e a recuperar mais rapidamente de todas as mudanças que surgiram no seu corpo.

As vantagens do pilates durante a gravidez são variadas, a prática deste desporto, já o meu obstetra dizia: “trabalha as mudanças fisiológicas durante a gestação para que não virem patológicas”. Tem também uma especial importância a atividade física durante a gestação, uma vez que melhora o retorno venoso o que traz mais-valias quanto ao inchaço comum durante a gravidez. Isto também se aplica fora do período gestante. Este exercício de baixo impacto é ideal para conservar a força global do corpo e exercitar a capacidade respiratória.

Já ouviu falar da diástase abdominal? A diástase abdominal pode ocorrer durante a gravidez, mas, por vezes, permanece para além desta. O exercício físico é um aliado contra a diástase abdominal. Durante a gravidez, mais precisamente na segunda metade da gestação, o aumento do volume abdominal leva a que os dois músculos abdominais paralelos, se separem, isto é denominado diástase abdominal.

A diástase também pode ocorrer com diferenças acentuadas de peso devido a distensão abdominal.

Quando os músculos abdominais se afastam, o útero, intestinos e outros órgãos ficam protegidos por apenas uma camada de tecido. Isto pode provocar dores de costas, sobretudo na região lombar, por falta de suporte muscular, obstipação, perdas de urina, dificuldade em respirar e até de se mover normalmente, por isso é fundamental voltar a unir estes músculos.

A prática de exercício físico é muito importante. A prática de Pilates e o reforço da parede abdominal são de extrema importância, fortalecendo a mesma através do reforço do músculo transverso abdominal e trabalhando o corpo de forma cuidada do centro para fora, mantendo sempre uma boa postura e reforço muscular. Para além disso, é importante realizar exercícios que permitam prevenir e tratar questões relacionadas com o cuidado do bebé, tais como dar colo, dar de mamar, etc. Entre 4 a 6 semanas pós-parto, e com a indicação médica pode dar início às aulas. Venha conhecer e sentir estes e outros benefícios que o pilates lhe pode proporcionar no Centro de Pilates de Cerveira.

ANITA CRUZ

Method Pilates Teatcher

Professora de Pilates Autêntico no Centro Pilates Cerveira

img